Lista do dia: os 10 melhores vilões do Batman

Um dos fatores que contribuí para o sucesso do Batman durante tantos anos de publicações, adaptações e histórias, é sem dúvida sua variada galeria de vilões e arqui-inimigos. Grande parte do sucesso do personagem deveria ser atribuída aos seus antagonistas. Poucos são os super-heróis que possuem tantos vilões memoráveis e caricatos como o Homem Morcego.

Não é difícil encontrar listas e mais listas sobre os melhores vilões do Cavaleiro das Trevas. Mas o que é quase impossível é conseguir um consenso entre os fãs da série sobre a lista e a ordem desta. Por isso, digo que esta é uma opinião pessoal do autor desse blog, e que cada um tem direito de decidir as colocações dos seus personagens favoritos segundo seus próprios argumentos.

hush10. Silêncio (Hush – Thomas Elliot)

Quem não conhece o universo dos quadrinhos provavelmente nunca ouviu falar deste personagem. Mas, quem acompanhou os últimos anos de histórias do homem morcego provavelmente viu em Silêncio uma das melhores sagas da década, e um antagonista misterioso do Batman nascendo. Sem tentar revelar muitos segredos, digo que o clima de mistério envolvendo o personagem, os segredos que ele sabia,  as dúvidas sobre a sua identidade, as táticas metódicas e cruéis que ele usou para tentar atingir seu principal objetivo (acabar com o Batman) e principalmente o impacto que suas ações geraram nos Bat-títulos acabaram fazendo com que Hush garantisse seu lugar na minha lista.

penguin9. Pinguim (Penguin – Oswald Cobblepot)

Sem sombra de dúvida um dos vilões mais caricatos e facilmente reconhecido dos quadrinhos. O Pinguim com sua obsessão por guarda-chuvas, monóculo, nariz pontudo e excesso de peso acabou se tornando um dos inimigos clássicos do Batman. Embora o personagem possa parecer um tanto quanto infantil, nas últimas décadas com as histórias em quadrinhos se tornando mais sombrias, e o Batman adotando um clima noir, o papel do Pinguim deixou de ser tão ligado ao humor e o passou a agir mais como um gentleman da máfia. Uma das novas táticas do personagem era de se relacionar indiretamente com o crime em Gotham City, tomando conta, influenciando e ganhando lucros em cima das atividades criminais da cidade, mas sem envolver seu nome nas façanhas. Essa nova inteligência e estratégia do personagem sem dúvida o torna muito mais perigoso, mas sem perder as características clássicas que fizeram sua fama.

red hood8. Capuz Vermelho (Red Hood – Jason Todd)

Uma das mudanças mais controversas dos quadrinhos da última década: a ressurreição de Jason Todd (o segundo Robin assassinado pelo Coringa décadas atrás). Na verdade Jason não deveria voltar aos quadrinhos, mas durante uma saga importante do homem morcego, notou-se que o personagem ainda era popular entre os fãs da série e que o retorno do personagem poderia ser interessante para a empresa. Logo, os editores e autores bolaram uma maneira de trazê-lo de volta como um vilão, ou melhor, um anti-herói. A relação do personagem com a Bat-família fez dele um dos melhores personagens reintroduzidos nos últimos anos. A culpa de Bruce Wayne e Alfred por não conseguirem resgatar Jason, seu comportamento agressivo e seus métodos de ação colocam Jason Todd em destaque nas histórias de Gotham City.

black mask7. Máscara Negra (Black Mask – Roman Sionis)

Outro personagem central nas histórias em quadrinhos mas pouco conhecido em outras adaptações das histórias do Batman (filmes e desenhos animados). O Máscara Negra é um gangster de Gotham City, diferente do Pinguim ele é cruel em suas ações e mais de uma vez já matou aliados dos vigilantes de Gotham. Em um de seus planos bem sucedidos, ele se fantasiou de Batman e cometeu assassinatos pela cidade para atrair imprensa negativa para o vigilante, e se articulou para se tornar o líder do crime da cidade. Com o retorno do Coringa à ativa, isso levou os dois à uma guerra pelo domínio da cidade que quase matou ambos. No fim, ele foi assassinado pela Mulher-Gato, em retaliação às ameaças e perdas que ele orquestrou na vida dela.

poison ivy6. Hera Venenosa (Poison Ivy – Pamela Isley)

Uma das vilãs mais caricatas dos quadrinhos (e retratada de forma bastante atraente),  Pamela Isley, antes uma cientista tímida, se transformou em Hera Venenosa, uma femme-fatale dedicada ao ecoterrorismo, mas com boas intenções por baixo de sua loucura. Um dos fatores que contribuem para o sucesso da personagem e que trazem um caráter único, é a justificativa de seus atos e suas atitudes que contradizem seu papel de vilã, como por exemplo a amizade com Harley Quinn depois que ela tomou um pé na bunda do Coringa. O visual sensual e a dicotomia de suas ações com certeza fazem da Hera Venenosa uma das vilãs mais interessantes não só dos títulos da DC Comics, mas da indústria dos quadrinhos em geral.

riddler5. O Charada (The Riddler – Edward Nigma)

Outro personagem famoso por suas participações em seriados, filmes e desenhos animados do Homem Morcego, o Charada sempre foi um dos meus personagens favoritos. O desejo dele de ser reconhecido pelo seus crimes, deixando pistas para serem desvendadas é uma das características mais interessantes do personagem. É como se ele quisesse testar a inteligência dos seus oponentes, facilitando sua captura, mas ao mesmo tempo ganhar notoriedade pela sua inteligência e personalidade. Isso tudo aliado aos elementos visuais clássicos do personagem, o Charada se tornou um dos vilões mais reconhecíveis e interessantes dos quadrinhos.

harley quinn4. Arlequina (Harley Quinn – Harleen Quinzel)

Normalmente os personagens que ganham fama nos quadrinhos saem para outras mídias, como filmes, seriados e desenhos animados. Arlequina é um dos poucos personagens que fez o caminho reverso. Ela foi criada para o desenho do Batman da década de 90 como um par romântico do Coringa. O sucesso foi tanto que ela foi incorporada aos quadrinhos, e desde então se tornou uma personagem proeminente no “elenco” da série. A história da psicóloga Harleen Quinzel que se apaixonou pela loucura do seu paciente, o Coringa, é bastante original, assim como as atitudes infantis e completamente apaixonadas da vilã. Depois de tomar um pé na bunda do Coringa ela se vê sem o objeto de afeição, mas isso acaba fazendo dela mais forte como personagem, já que, se antes o papel dela era apenas secundário, servindo de assistente de palco para os crimes do Coringa, agora ela quem decide seus rumos e seus caminhos no universo da DC.

two-face3. Duas Caras (Two-Face – Harvey Dent)

A bipolaridade do duas caras é um dos alicerces da sua personalidade. Assim como a grande maioria dos vilões do Batman, é a loucura que move o ex-procurador Harvey Dent a se tornar o Duas- Caras quando metade do seu rosto é desfigurado. Mais um personagem que atua como gangster nas ruas de Gotham, a originalidade do Duas Caras está no seu processo decisório que consiste num jogo de cara-ou-coroa com uma moeda riscada em uma das faces. Se cair na face normal as escolhas são mais leves, mas se a face riscada que é a escolhida, corre que o chumbo é grosso. Apesar dessa clara loucura, a inteligência e atitudes lógicas do personagem fazem dele um dos inimigos mais importantes do homem-morcego.

catwoman2. Mulher Gato (Catwoman – Selina Kyle)

Talvez a mulher mais significativa da vida de Bruce Wayne. Apesar de estarem relativamente em lados opostos da lei, ninguém entende melhor o Batman do que a Mulher Gato, e vice versa. Assim como o Batman e Bruce Wayne, a máscara da Mulher Gato é Selina Kyle. Ela só é ela mesma quando ela se vê correndo livremente pela noite de Gotham City roubando peças de arte e brigando com bandidos e a polícia. Apesar de ser uma ladra, com o passar do tempo ela também acaba se transformando numa defensora daqueles que não são defendidos pela lei. Acolhendo uma jovem ex-protituta e ex-viciada e defendendo a região mais violenta de Gotham City dos lords do crime. Em um determinado momento ela teve a opção de abandonar  a sua carreira e virar uma mãe de família. Mas ela não o escolheu, porque sabe que a identidade dela jamais vai ser Selina Kyle, e que ela jamais conseguiria viver muito tempo longe do sua fantasia e seu chicote.

joker1. Coringa (Joker)

Algo quase unânime entre os fãs de Batman é a posição do Coringa no topo da lista. O sucesso do personagem é tão grande (talvez até maior) do que do homem morcego, e um não seria o que é se não fosse a presença do seu antagonista. Enquanto Bruce Wayne mantém ordenadamente sua obsessão e sede de vingança enquanto na identidade de Batman, o Coringa representa o Caos, ele se entregou completamente à loucura, se tornando um psicopata instável mas ao mesmo tempo com carisma. O jogo do Coringa é atormentar as suas vítimas, ver onde são seus limites, o que se esconde por trás de suas máscaras, qual a graça, a piada em suas vidas. Principalmente com o Batman. Em vários momentos ele torturou seu inimigo criando pressões psicológicas intensas e impedindo sua morte, querendo ver até que ponto o homem morcego está disposto a lutar pela justiça. Por essa razão, acredito que não existe nenhum outro vilão nos quadrinhos que seja tão único como o Coringa.

About these ads

4 thoughts on “Lista do dia: os 10 melhores vilões do Batman

  1. Pingback: Lista do dia: 12 casais mais interessantes dos quadrinhos « (des)informações

  2. a mulher gato ja teve uma filha com o batman na maldita terra 2,e Jason Todd não e o capus vermelho ele e o segundo o primeiro foi um cara que virou o coringa em a piada mortal mas acho que teve outros antes dele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s