Lista do dia: Os 10 melhores vilões dos X-Men

apocalypse10. Apocalipse (Apocalypse)

Durante a década de 90, o Apocalipse esteve em evidência como um dos grandes vilões dos X-Men. A saga “A era do Apocalipse” foi bastante aclamada e o vilão tinha o papel de antagonista principal. No entanto, sempre foi retratado de forma bidimensional, muito preto-e-branco, isto é, com uma personalidade muito pouco definida e objetivos e ações infantis. Depois de inúmeros autores e tramas mal-elaboradas, o Apocalipse acabou virando mais um personagem-problema, do que um personagem interessante. Infelizmente.

shadowking09. Rei das Sombras (Shadow King)

Um inimigo invisível, que ataca e influencia a mente dos seus adversários. O objetivo do Rei das Sombras é esse, trazer os desejos mais sombrios possíveis à tona de suas vítimas alimentando e aumentando seu poder e sua influência no mundo. Um vilão clássico (focado na maldade, sem questionamentos ou auto-reflexão), mas ao mesmo tempo é bem elaborado, um psicopata praticamente que gosta de torturar outras pessoas.

sinister08. Senhor Sinistro (Mr. Sinister)

Desde sua primeira aparição um personagem envolto em mistério. Infelizmente os mistérios e as razões não evidentes do seu envolvimento em várias tramas acabou sendo seu calcanhar de aquiles e enfraquecendo o personagem. Ele estaria por trás de tudo, mas ao mesmo tempo sem um objetivo definido ou razão para suas ações. Um personagem interessante e inteligente, mas ao mesmo tempo perdido. Existe chance de recuperação, mas os anos de histórias mal acabadas tornam difícil a execução.

brood07. Ninhada (Brood)

Inspirado pelo filme Alien, Chris Claremont criou uma raça de alienígenas que se reproduz infectando hospedeiros. A Ninhada se tornou uma raça alienígena importante no universo Marvel desde então, e ganhou destaque em vários outros títulos da editora. A maneira como eles infectam seus hospedeiros e a tensão decorrente são os elementos que criam o diferencial desses alienígenas. Antes mesmo da transformação, os efeitos já podem ser percebidos na personalidade do infectado, e sua irreversibilidade (apesar de já ter sido quebrada), era um fator catastrófico.

morlocks06. Morlocks

Há quem diga que os Morlocks não são efetivamente inimigos dos X-Men, mas sim aliados circunstanciais. Eu acredito que eles representam personagens que não podem ser caracterizados como vilões ou mocinhos, e normalmente esses são os personagens mais bem trabalhados dos quadrinhos. Os motivos para enquadrar os Morlocks nessa posição da lista é que eles representam os defeitos dos X-Men, em especial da Tempestade. Ela como líder deles falhou e não conseguiu defendê-los na hora que mais precisaram. As diferenças entre os mutantes subterrâneos deformados e os alunos do professor Xavier também são elementos gritantes e interessante no relacionamento entre os grupos. E os sobreviventes tem mais do que motivo para não só não acreditar nas promessas dos X-Men, como lembrar os mutantes de que eles não vivem num mundo perfeito.

dark phoenix05. Fênix Negra (Dark Phoenix)

Uma das sagas mais bem elaboradas da série, a saga da Fênix Negra apresentou uma série de fatores que fizeram desta personagem um elemento central (e posteriormente super-utilizado) das histórias dos mutantes. Foi a primeira vez que os X-Men tiveram que ir contra um membro da sua própria equipe. Jean Grey possuída por uma entidade cósmica tinha poderes demais e sanidade de menos para continuar atuando. O desfecho influenciado por decisões editoriais foi um dos marcos nos quadrinhos, e até hoje o trabalho continua sendo referência de muitos outros (incluindo a Dark Willow de Buffy a Caça Vampiros, por exemplo).

hellfire club04. Clube do Inferno (Hellfire Club)

Um grupo de vilões bem organizado (uma raridade nos quadrinhos), o Clube do Inferno é uma sociedade secreta composta por membros da alta sociedade e administrada por mutantes poderosos que buscam expandir sua influência no mundo. As táticas utilizadas pelo Clube eram bastante inteligentes assim como a diversidade de membros e objetivos pessoais de cada um. Até mesmo as vestimentas feitichistas agregavam valor ao conceito do grupo, já que era um clube seleto onde as classes mais altas da sociedade poderiam liberar suas inibições. Durante os anos também sofreu com péssimas escolhas editoriais e autorais, mas muitos dos personagens ainda mantém sua postura e característica.

cassandra nova03. Cassandra Nova

A história do “irmão gêmeo malvado” é um cliché conhecido. Imagine então conseguir construir uma personagem em cima desse cliché, sendo que nenhuma menção tinha sido feita de uma irmã gêmea do professor Xavier até então? A resposta foi uma trama surreal e fantástica de Grant Morrison, que fugiu exatamente do cliché. Cassandra foi morta no útero de sua mãe, mas sobreviveu parcialmente em forma de energia emocional (quadrinhos, ame ou deixe). Quando finalmente conseguiu uma forma física decidiu se vingar do seu irmão (para a personagem o mundo ainda era o útero de sua mãe e ambos lutavam pela sua vida). Conseguiu se tornar uma das maiores vilãs dos X-Men, atacando em várias frentes, cometendo genocídio em uma nação de mutantes e desestabilizando um império intergalático. (Ok, tive vergonha de mim mesmo escrevendo esse parágrafo). A melhor vilã a ser introduzida no universo dos X-Men na última década, sem sombra de dúvida.

sentinels02. Sentinelas (Sentinels)

Os sentinelas são a representação máxima do que os X-Men querem combater. Criados por conta de uma histeria governamental anti-mutante, com o objetivo de capturar ou exterminar determinados mutantes, os robôs gigantes (cujas alturas variam de acordo com o desenhista) se tornaram um ícone dos títulos mutantes. A proliferação de sentinelas e criação de campos de concentração para super-seres é uma visão comum no futuro dos X-Men, e mais de uma vez esteve muito perto de acontecer. Os sentinelas são o símbolo máximo de onde as relações entre humanos e mutantes podem acabar.

magneto01. Magneto

O mestre do magnetismo é um dos melhores vilões criados pela indústria dos quadrinhos. O fato dele seguir uma ideologia própria, ao mesmo tempo que é um líder carismático atua com preconceito contra a humanidade e defende uma supremacia mutante. É quase uma ironia que o personagem tenha sido prisioneiro de um campo de concentração durante a segunda guerra mundial. Com o passar dos anos, Magneto vai vendo o erro em suas ações e se torna mais humano, chegando a se aliar e eventualmente liderar os X-Men. Mas acaba retomando sua velha posição aos poucos. Um dos personagens mais complexos e mais interessantes dos quadrinhos, merece a primeira posição nessa lista.

About these ads

4 comentários

  1. apocalipse é o vilão supremo e ultra-poderoso! mas quem deu muito trabalho e foi uma vilã muito bem construida e roteirizada foi Cassandra Nova que fez parte da saga E de exterminio de grant morrison! ela matou 16 milhões de mutantes mandando bombas para o local onde esses mutantes moravam! Cassandra deu muito trabalho para os x-men e quase detonou o Wolverine! ela foi morta a tiros pelo professor CHARLES Xavier que já estava sem paciência com a maluca psicopata!

  2. Você descreve muito bem as caracteristicas e a forma de pensar dos personagens, isso mostra que você deve possuir muito conhecimento quando o assunto é hsitorias em quadrinhos ( x-men pelo menos ) por isso acho que a sua lista está perfeita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s