Lista do dia: 10 filmes adolescentes americanos da década de 90

election10. Eleição (Election, 1999)

Já citei Eleição neste blog, mais especificamente na lista de filmes que eu adoro mas que pouca gente ouviu falar (aqui). Um filme de 99 que conta a história de como a crise de meia idade de um professor afeta uma eleição de presidente do corpo estudantil de um colégio americano. Uma comédia inteligente e com excelentes atores. Matthew Broderick (o eterno Ferris Bueller de Curtindo a vida adoidado) interpreta o professor em crise de meia idade que se vê destinado a acabar com os sonhos presidenciais de Tracy Flick, uma aluna extremamente motivada e determinada (Reese Witherspoon em interpretação fanástica). O filme ainda conta com a participação de Chris Klein como um jogador de futebol pouco inteligente, porém bem intencionado, e Jessica Campbell, que interpreta uma adolescente lésbica revoltada. Vale a pena assistir, garanto boas risadas.

viva a babá morreu09. Viva a Babá Morreu! (Don’t tell Mom the Babysitter’s dead, 1991)

Christina Applegate é a estrela desse filme de 1991. A história é bem adolescente, quando sua mãe sai de férias para a Austrália, ela deixa seus cinco filhos sob a supervisão de uma babá velha e nazista. A sorte das crianças muda quando a babá bate as botas. O problema é que o dinheiro que sua mãe tinha deixado para as compras e contas da casa também some quando eles dão um sumiço no corpo da velha. O resultado é Christina procurando um emprego e tendo que amadurecer para cuidar dos seus irmãos. Ao longo do filme as crianças amadurecem e conseguem cuidar da casa sozinhos.

jovens bruxas08. Jovens Bruxas (The Craft, 1996)

Bem antes do sucesso de Charmed na TV americana, Jovens Bruxas lidava com feiticeiras adolescentes descobrindo seus poderes. Quando Sarah começa sua nova escola, ela conhece um grupo de três amigas que se denominam bruxas. Mal sabem elas que Sarah tem poderes mágicos de verdade, herdados de sua mãe. Elas começam a praticar mágica, mas acabam fazendo feitiços egoístas que acabam se tornando mais sombrios. Sarah começa a perceber que a magia está fazendo mais mal do que bem as suas amigas e se vê forçada a combatê-las. Com Neve Campbell no elenco, foi sucesso absoluto entre os adolescentes da época.

romeu e julieta07. Romeu e Julieta (Romeo + Juliet, 1996)

Uma versão modernizada do clássico de William Shakespeare com Leonardo Di Caprio e Claire Danes encabeçando o elenco. Foi um grande sucesso de bilheteria na época em que foi lançado, com uma trilha sonora bem escolhida e personagens bem adaptados à década de 90. O cenário de drogas e armas de fogo se encaixou quase que perfeitamente com o romance do filme, e alavancou as carreiras dos protagonistas. Romeu e Julieta se transformou um clássico da literatura, num filme clássico da década de 90.

nunca fui beijada06. Nunca fui Beijada (Never been kissed, 1999)

Drew Barrimore interpreta uma jornalista introspectiva em Nunca Fui Beijada. Para provar sua capacidade profissional resolve se infiltrar num colégio da região para conseguir reportagens sobre os adolescentes de Chicago e seus estilos de vida. O problema é a incapacidade de interação social da protagonista, que foi a menina mais zoada de seu colegial. Com a ajuda de seus colegas de trabalho e de seu irmão ela acaba conseguindo se tornar uma das meninas populares da escola e acaba se apaixonando por um de seus professores. Uma comédia romântica bem escrita, com um elenco de primeira, como David Arquette, Molly Shannon, John C. Reilly, Michael Vartan, LeeLee Sobieski e Jessica Alba no início de carreira como uma das patricinhas coadjuvantes.

patricinhas de beverly hills05. As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995)

Alicia Silverstone começou a ficar famosa quando estrelava clipes do Aerosmith nos anos 90. As Patricinhas de Beverly Hills foi o primeiro grande filme da atriz (e um dos poucos, depois do fiasco como a Batgirl de Batman e Robin ela praticamente desapareceu das telas do cinema). O filme conta a história de uma patricinha alienada de Beverly Hills, como ela tenta fazer projetos “sociais” em sua escola e acaba se apaixonando pelo seu meio irmão. O clima fútil do filme virou sucesso entre as meninas da época que desejavam ter o mesmo estilo de vida de Cher e suas amigas e o filme acabou virando uma série de TV da Nickelodeon.

pânico04. Pânico (Scream, 1996)

Se você não viveu completamente alienado à mídia da última década você provavelmente viu, ou ouviu falar de Pânico. O filme revitalizou o gênero de horror, com uma trama inteligente (que chega até a ser engraçada) e com estratégias de marketing inteligentes, como a atriz que foi colocada como principal do filme no poster (Drew Barrimore) ser a primeira a ser assassinada. O final do filme também é um dos mais originais, no que diz respeito à identidade do assassino. O sucesso gerou sequências, cópias do filme (como Eu sei o que vocês fizeram no verão passado) e uma série de paródias cômicas (Todo mundo em pânico). Há rumores de que a série vai voltar as telonas nos próximos meses. Será que o sucesso continua, ou será que a fórmula já foi assassinada muitas vezes?

american-pie03. American Pie (1999)

Os hormônios em ebulição de adolescentes prestes a se formar na escola é o tema principal da comédia American Pie. Assim como Pânico, serviu de plataforma para muitas comédias similares e acabou virando uma série de filmes bem sucedidos nas bilheterias mundiais.  A trama pastelão dos rapazes que querem perder a virgindade antes do baile de formatura é rechada de cenas hilariantes que foram copiadas e parodiadas em outros filmes e programas. O elenco também é muito competente, de lá saíram vários atores para a TV e o cinema, como Jason Biggs, Sean William Scott, Alyson Hannigan, Tara Reid, entre outros.

10 coisas que odeio em voce02. 10 coisas que eu odeio em você (10 things I hate about you, 1999)

Este filme provavelmente é um dos favoritos de 9,5 entre 10 mulheres. 10 coisas que eu odeio em você é uma modernização de “A megera domada” (outra peça de William Shakespeare). A história de uma adolescente que só pode sair se encontrar um par para sua irmã de personalidade forte se adaptou perfeitamente aos dramas e comédia de adolescentes de uma escola americana. Heath Ledger e Julia Stiles começaram a decolar suas carreiras com este filme, e conseguiram sucesso durante a década seguinte (até a morte de Ledger em 2008).

segundas intencoes01. Segundas Intenções (Cruel Intentions, 1999)

Mais uma adaptação de um clássico literário, desta vez do romance francês Ligações Perigosas, Segundas Intenções transforma o jogo de sedução e manipulação da França anterior à Revolução Francesa para, vocês já sabem, adolescentes de uma escola dos dias de hoje. Katherine e Sebastian (interpretados pela fantástica Sarah Michelle Gellar e um convincente Ryan Phillipe), fazem apostas e jogos mentais entre si, envolvendo seus colegas de uma das escolas mais caras do país. O problema começa quando Sebastian tenta seduzir Annette (interpretada por Reese Witherspoon), e acaba se apaixonando por ela. O elenco sólido, aliado a uma trilha sonora fantástica, tornou esse filme um dos melhores da década. E os atores que participaram deste prosseguiram bem sucedidos em sua carreira.

About these ads

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s