Lista do dia:8 frases e perguntas que causam terror

8. Pode vir até minha sala um instante?

Pode ser seu chefe, seu cliente ou o diretor da sua escola. Chamou pra conversar entre quatro paredes, o pânico começa. Claro que pensamos logo que seremos demitidos, que algum relatório de 2005 estava errado, ou qualquer outra crítica árdua ao nosso trabalho. Acredito que os tempos de escola deixou seqüelas, uma vez que se o diretor ou coordenador chamasse para a sala era suspensão, advertência ou notas baixas. E hoje em dia é essa imagem negativa que persiste. Poderia ser apenas uma promoção, aumento de salário ou uma conversa informal.

7. E aí, gostou?

Com as variantes “E aí, o que achou?”, “Foi bom pra você?”, “Fiquei gorda nessa roupa?”, entre inúmeras. Qualquer momento que perguntam a sua opinião e você não tem algo positivo para dizer, o pânico se instala entre as suas orelhas. “Digo a verdade, ou o que querem ouvir?”. Não existe resposta certa. Por via das dúvidas, eu tento sempre dizer a verdade doa a quem doer. “Não gostei muito não”, “Ficou estranho”, sempre tentando ser educado. Melhor do que “eu não usaria, mas ficou ótimo em você”, “nossa esse sorvete de fígado de ganso é ótimo”, daí a pessoa coloca mais três bolas do sorvete com gosto de sola de sapato, ou compra um tênis roxo e verde fluorescente igual para você no seu aniversário.

6. O problema não é com você, é comigo.

Pode ter certeza que o problema é com você. E que você já era. E que possívelmente tem alguém melhor do que você na parada.

5. Você pode me mandar isso por escrito?

Ferrou. Pedir pra mandar por escrito é quase um “tudo que você dizer pode e será usado contra você”. O jeito é escrever o e-mail e reler quatrocentos e cinquenta e duas vezes rezando pra que seu e-mail não cause uma crise mundial no mercado financeiro.

4. Venha até o quadro por favor.

Trauma de 90% dos alunos do segundo ano primário. Professores de matemática praticam essa tortura desde que inventaram a escola. Porque nós não nos preocupamos em acertar pelos benefícios que o acerto nos trará, mas pensamos em não errar, porque a vergonha de não conseguir completar a tabuada do oito na frente das outras 28 crianças da sua sala nunca vai sair da sua vida. E tenho certeza que a Camila Maranhão e o Eduardo Dias, por exemplo, ainda se lembram que eu errei 8 x 6 quando chamado ao quadro naquele Abril negro de 1992.

3. Me diga três qualidades suas e três defeitos.

Preferida de profissionais sádicos de Recursos Humanos. As três qualidades são mamão com açúcar, já os três defeitos… Sempre rola uns defeitos que são qualidades disfarçadas de defeitos, tipo “eu sou perfeccionista, sou muito exigente comigo mesmo, e me preocupo demais com meu trabalho” (mesmo sendo completamente redundante). Já eu, nunca sei o que dizer, exatamente para não cair nessa redundância. Tenho que pensar numa lista de qualidades mascaradas como defeitos para a próxima entrevista de emprego.

2. Você está sentando?

Existe 50% de chance de ser uma notícia boa quando se ouve essa frase. Mas os pensamentos sobre outros 50% que passam pela sua cabeça são mais fortes assustadores. Teria um incêndio acontecido em sua casa? Algum ente querido está no hospital? Lost foi cancelado? O Snow Patrol acabou? Tantas possíveis tragédias passam na minha mente…

1. Precisamos Conversar

Se você ouvir esta frase fuja para as colinas. Precisamos conversar quase sempre é catástrofe vem por aí, se segura. Se seu chefe disser isso, comece a atualizar seu currículo, se sua namorada soltar uma dessas, prepare a paciência para uma discussão de relacionamento, se seus pais disserem isso pode ser que você seja adotado, que eles estão pedindo o divórcio, ou, se você mora com eles, provavelmente eles perguntarão delicadamente quando você planeja se mudar, porque eles querem transformar seu quarto num home theater em duas semanas.

Deixe um comentário

