Lista do dia: 9 robôs icônicos

Hoje em dia conviver com robôs é uma realidade. Eles estão presentes desde montadoras de automóveis, brinquedos e servindo  té de animais de estimação artificiais. Mas não é de hoje que robôs aparecem em filmes e programas de TV, o fascínio pela interação desses seres artificiais e nós seres humanos sempre perpetuou a mente dos telespectadores. Muitos destes robôs acabaram virando ícones e ficaram na memória de muitos:

megaman9. Megaman

Presente até hoje como uma das principais criações da Capcom, e porque não dos videogames, Megaman foi o personagem-título de um jogo eletrônico criado nos anos 80 por Akira Kitamura. O sucesso do jogo acabou resultando em sequências e se tornou uma das séries de maior sucesso financeiro da empresa. Nos anos 90 um desenho animado baseado no personagem e sua hstória foi desenvolvido. Acredito que Megaman seja robô mais bem sucedido do gênero, conquistou fãs ao redor do mundo e se estabeleceu como um dos personagens mais populares dos jogos eletrônicos.

anri8. Anri (Jaspion)

Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 está acostumado a ver robôs na televisão. Praticamente todo herói de seriado japonês  trazia algum companheiro eletrônico, seja como ajudantes ou robôs imensos para enfrentar monstros gigantes no final dos episódios. Jaspion possuia ambos. Se Daileon era a máquina gigante que destruia os inimigos colossais, Anri era a andróide coadjuvante. Dona de uma personalidade forte, em vários episódios ela entrava em “curto” e ao invés de CTRL ALT DEL a maneira de restaurá-la era consertar uma caixa de fusíveis e fios atrás da roupa vermelha. Completamente trash e impensável nos dias de hoje, mas bastante nostálgico para quem cresceu assistindo a série.

walle7. Wall-E

O personagem da Disney-Pixar se tornou um ícone instantâneo. A história cativante do robô progamado para limpar um planeta devastado e acaba adquirindo uma personalidade própria, e principalmente uma curiosidade sobre a cultura humana, é fascinante. O visual que a Pixar criou complementa perfeitamente a história da Disney. A expressividade dos robôs  foi um fator crucial para que os expectadores conseguissem se identificar com o personagem principal. Mas a trama interessante e personalidade do robô sedimentaram o filme e Wall-E como um dos robôs mais originais desta década.

c3po6. C3PO

Devo confessar que achava C3PO chato. O robô programado para ser um serviçal sempre me pareceu pedante e medroso, mas ao mesmo tempo eu me preocupava com o personagem, não queria vê-lo destruído e se tornando um monte de sucata. Isso demonstra o quanto o personagem foi bem escrito (e dirigido), com uma personalidade e voz própria, além de um visual único e carismático, C3PO se tornou um dos personagens principais de Guerra nas Estrelas sem sombra de dúvida, e um dos robôs mais populares da história do cinema.

terminator-tpb-original-painting5. O Exterminador do Futuro

Quando criou um roteiro de um futuro apocalíptico onde as máquinas se voltavam contra os seres humanos, James Cameron acabou desenvolvendo uma das séries de maior sucesso para a indústria cinematográfica. O Exterminador do Futuro está em alta em 2009, o quarto filme da série é um dos mais aguardados do ano. Desde 1984 vários modelos do Exterminador apareceram nos filmes, mas o original (interpretado por Arnold Scharzenegger) virou o símbolo clássico da série. Frases clássicas como “I’ll be back” e “Hasta la vista baby”, assim como as sequências de ação e até mesmo a atuação “robótica” de Arnold contribuem para a fama e longevidade do Exterminador.

vicki4. Vicki

Super Vicki foi uma das séries mais peculiares da década de 80. Um cientista cria uma andróide em forma de menina e sua família a adota como uma filha. Vicky possuia uma série de atributos sobre-humanos, como superforça e super inteligência, mas muitas vezes levava as ordens recebidas ao pé da letra causando situações cômicas para sua família. A série durou duas temporadas apenas, mas teve um grande sucesso no Brasil, sendo reprisada pela Rede Record na década de 90.

bender3. Bender

Uma das criações de Matt Groening, o criador de “Os Simpsons”, Bender fazia parte do “elenco” de Futurama, um desenho animado humorístico de ficção científica. Longe de ser robótico, Bender tinha uma personalidade bastante subversiva e em vários episódios demonstrava seu ego e, apesar de tudo, seu carisma. Durante a série Bender já participou de luta livre entre robôs e vagou pelo espaço sendo considerado um Deus por uma comunidade de alienígenas minúsculos que se desenvolveram em seu corpo. Por ser o robô com o senso de humor mais apurado que eu já vi, Bender merece a terceira posição desta lista.

rosie2. Rosie

A empregada doméstica futurística dos Jetsons, Rosie foi uma das primeiras robôs dos desenhos animados e definitivamente uma das mais lembradas. Em um dos episódios da série centrado na personagem ela descobre que seu modelo é ultrapassado e que seus patrões possivelmente não terão mais utilidade alguma para ela. Rosie contempla o suicídio, quase se jogando em um compressor. Os Jetsons conseguem salvá-la, demonstrando seu afeto pela robô carismática que já fazia parte da família. Toda dona de casa possivelmente deseja uma Rosie em suas vidas enquanto passa camisas, lava a louça ou esfrega o chão. Mas provavelmente não possuem a mesma conexão afetiva que os Jetsons tinham com a robô com outros aparelhos domésticos, como a máquina de lavar roupa ou o ferro de passar roupa, mostrando que talvez as donas de casa ainda não estejam prontas para ter uma Rosie em suas vidas.

r2d21. R2D2

O quão nerd alguém deve ser para que R2D2 seja não só seu robô favorito, mas também seu personagem favorito de Guerra nas Estrelas? Pois não está longe da verdade. Acredito que R2D2 encabeça o posto de meu personagem favorito da série junto com Darth Vader, completamente empatado. Como um robô que fala numa linguagem própria pode ter tanto carisma, eu não sei. Mas R2D2 em nenhum momento é apenas uma simples máquina, mas um indíviduo durante toda a série. Sua interação com C3PO e com os outros personagens é de igual para igual, e na minha opinião pessoal melhor do que a de Chewbacca, por exemplo. Tão logo, por causa desse fanatismo nerdiano, não poderia deixar R2D2 fora da primeira posição da minha lista de robôs icônicos.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s