Lista do dia: 11 heróis não convencionais dos quadrinhos

Personagens de quadrinhos clássicos seguem modelos básicos de personalidade: ou são movidos por sua nobreza, ou por seu ego e inteligência, ou ainda por vingança ou trauma. Muitos personagens recentes não são tão simples assim, suas ações não seguem regras clássicas das histórias em quadrinhos, e por causa disso, ao meu ver, os personagens e suas histórias tomam rumos mais interessantes. Essa lista busca mostrar personagens que fogem dos parâmetros e objetivos comuns no meio, e seus autores acabaram criando uma caracterização original.

Excluí dessa lista personagens de títulos mais adultos, como os do selo Vertigo, porque para este segmento fugir dos padrões é o normal. Por isso incluí apenas integrantes dos universos “clássicos” das duas maiores editoras de quadrinhos. Também excluí grupos originais, como Runaways, Avengers: the Initiative e X-Statix, porque é assunto para outra lista.

iceman11. Homem de Gelo (X-Men)

A primeira vista pode-se pensar no Homem de Gelo como um personagem senso comum dos quadrinhos. Um dos X-Men originais, Bobby Drake era responsável pela veia cômica do título. Quando Chris Claremont entrou como novo roteirista, Bobby saiu da equipe. A história do personagem continuou, ele foi para a faculdade e eventualmente retomou sua carreira como membro das equipes mutantes. A verdade, no entanto, é que ele deseja nada mais do que uma vida normal. Nunca gostando de levar seu potencial ao limite, com medo de deixar de ser humano, Bobby só não deixa seus companheiros de equipe e segue sua carreira de contador pelo seu senso de responsabilidade e fidelidade aos seus amigos. É muito difícil encontrar um personagem nos quadrinhos que efetivamente queira abandonar uma vida de aventuras e viver apenas uma pacata existência, mas que ao mesmo tempo sabe a responsabilidade que isso acarreta. Uma pena que esse lado do Homem de Gelo ainda não é completamente explorado.

emma10. Emma Frost (X-Men)

A Rainha Branca começou sua carreira como vilã. Poderia ser apenas mais uma vilã que se torna heroína, mas não. Emma não só não se arrepende completamente do seu passado, como acredita que ela é o que é por causa dele. Uma das personagens mais autoconfiantes dos quadrinhos e de caráter ambíguo, ela é capaz de fazer tudo para alcançar seus objetivos e defender aqueles com quem se preocupa. É comum mocinhos e bandidos trocarem de papéis, mas Emma está longe de ser uma heroína clássica, mas também não se enquadrando mais no quadro dos vilões, sendo difícil estabelecer um meio-termo para o papel que ela exerce, e para qual lado da balança ela vai deslanchar a cada edição. O que a torna muito interessante, e mais próxima da realidade.

star9. Stargirl (JSA)

Courtney caiu num dos parâmetros de heroísmo clássico. Mas, ao mesmo tempo mantém suas atitudes adolescentes e sua insegurança. Até aí nada de novo ou original, o que torna a trajetória da Stargirl tão exótica é como ela passa de uma menina mimada querendo ferir o novo padrasto adotando uma identidade heróica como um ato de rebeldia, para uma menina aprendendo com os mais velhos e adquirindo novas habilidades. Essa transformação por si só é bastante incomum. É difícil que personagens mimados abandonem suas personalidades e se desenvolvam, normalmente é esperado que as características das personalidades sejam mantidas e bem escrachadas (exemplos clássicos Arqueiro Verde, Homem Águia). Logo Courtney fugiu dessa regra, e ganhou seu espaço nessa lista.

m8. M (Generation X, X-Factor)

Originalmente duas irmãs gêmeas unidas formariam a personagem, sendo que uma das irmãs era autista. Com a popularidade e recepção altas, a história de Monet acabou sendo modificada e a personagem acabou se tornando “real”. O que faz dela tão interessante é sua personalidade ególatra e absorta. Diferente da Rainha Branca, isso é apenas um mecanismo de defesa de Monet que não quer que os outros percebam o quanto ela pode ser vulnerável emocionalmente. Recentemente ela vem sido muito bem trabalhada por Peter David em X-Factor (assim como todos os outros personagens presentes no título). Autoconfiante e de personalidade forte, cada vez mais ela ganha voz própria e se torna uma heroína ímpar.

spectre7. The Spectre (JSA)

O Espectro é o espírito da vingança divina encarnado. Diferente do motoqueiro fantasma (um personagem “amaldiçoado” por demônios), o Espectro oferece ao seu hospedeiro uma chance de voltar à vida e vingar a morte dos inocentes. Sem muito controle sobre suas decisões e tendo noção dos poderes imensuráveis que possuem, os hospedeiros muitas vezes embarcam em batalhas contra si mesmos, na tentativa de frear as ações do Espectro. Recentemente ele foi uma peça principal no universo da DC, e todas as suas vertentes foram muito bem exploradas, desde a necessidade de um espírito da vingança até a razão de um hospedeiro ser fundamental para contê-lo. O que o futuro há de trazer para esse personagem só o tempo pode dizer.

Drax6. Drax the Destroyer (Guardians of the Galaxy)

Drax também é um personagem que volta à vida sob uma nova forma com um objetivo: matar o avatar da morte. Durante anos o personagem foi tratado de forma bidimensional nos quadrinhos, e até recebeu caracterizações pouco inteligentes ao longo do tempo. As coisas mudaram com o lançamento de uma minissérie própria, na qual interagia com uma menina terrestre que o adotava como “animal de estimação”, o personagem começou a ganhar espaço e crescer dentro do universo. Atingindo seu objetivo principal fica a questão do que ele fará agora, que não tem mais um propósito? É esperar para ver.

bullet

5. Bulleteer (Seven Soldiers of Victory)

Uma nova versão de um personagem da era dourada, Alix era uma dona de casa recém casada como qualquer outra, se preocupava em como iria envelhecer e vivia uma vida feliz com seu marido. O que ela não sabia é que ele nutria uma obsessão sexual por heroínas e fantasiava que os dois pudessem se tornar heróis um dia. Tentando colocar isso em prática, ele acaba morrendo sufocado pela pele de metal que ele tentava criar. Alix teve mais sorte. Após uma tentativa de suicídio, ela decide procurar ajuda psicológica e tentar seguir os desejos do seu marido. Acaba virando uma segurança de celebridades, mas como todo bom personagem de quadrinhos, o perigo acaba batendo em sua porta. Infelizmente ainda bastante obscura dentro da DC comics. Torço para que algum título acolha a personagem que tem potencial para se tornar um ícone.

madrox4. Madrox (X-Factor)

Jamie Madrox, o Homem Múltiplo, assim como o Homem de Gelo era apenas utilizado como veia cômica dos quadrinhos. No entanto, uma minissérie em estilo noir transformou completamente o personagem. Para decidir o que fazer da vida, Jamie resolve enviar suas duplicatas ao redor do mundo para aprender diversas profissões e conhecimentos gerais. Enquanto isso resolve abrir uma agência de detetives especializada em casos mutantes. Em pouco tempo, Jamie acolhe seus amigos e se vê o líder da nova formação do X-Factor, embora ele mesmo não saiba “para onde” esteja liderando a equipe. Pra piorar a situação, suas duplicatas começam a criar identidades próprias e Jamie se vê sem controle… Por ser um personagem com tantos problemas e ainda assim ter que manter a cabeça no lugar e liderar um grupo mais problemático ainda, Madrox é um dos meus personagens favoritos no momento.

jessica3. Jessica Jones (Alias, New Avengers)

A história típica de como se criar um personagem de quadrinhos: menina nerd sofre um acidente de carro quase fatal envolvendo produtos químicos e descobre que ganhou super-poderes. Ainda por cima sua família inteira morreu no acidente, dando pano pra manga para vários traumas. Jessica obviamente resolve combater o crime com suas novas habilidades. Aí que sua vida acaba e ela deixa de ser um cliché. Completamente amadora Jessica se vê possuída por um vilão que hipnotiza ela e completamente desmoraliza a personagem. Além disso, quando ela ataca os Vingadores por ordem do malfeitor ela acaba em coma. Jessica decide largar a vida de heroína e acaba virando uma detetive. Mas sua vida, como sempre, acaba atraindo o perigo e ela se envolve novamente com a vida heróica. Eventualmente ela engravida de um caso de uma noite, Luke Cage, mas eles acabam tentando construir uma família em meio a seus problemas.

ccreyes2. Cecelia Reyes (X-Men, NYX)

Exatamente o oposto do que se espera de uma mulher dos quadrinhos.  A própria Cecelia nota que o corpo dela está longe de ser perfeito, e de que ela não é uma mestra das artes marciais ou defesa pessoal. Ela é, no entanto uma cirurgiã, isto é, já estava acostumada e inclinada à salvar vidas diariamente. Quando é revelado que ela é uma mutante, Cecelia acaba encontrando abrigo com os X-Men, e aos poucos integrando a equipe. Sua vida tragicamente acaba mudando pra pior. Ela é levada à um campo de concentração de mutantes e esquecida por seus amigos. Se salvando de alguma forma ela se muda pra Manhattan onde cria uma clínica clandestina para atender a população carente da cidade (especialmente alguns mutantes e membros de gangues).

jack1. Starman (Starman)

Jack Knight é o segundo filho de Ted Knight, o Starman original. Quando criança ele queria ser um super herói como o pai, mas acabou reprimindo esses sentimentos na sua adolescência quando sentia que seu pai não dava atenção à sua família, em especial à sua mãe que estava morrendo, sofrendo de câncer. Jack cresce e fica sem muito contato com seu pai. Seu irmão mais velho acaba tomando o manto do pai, mas acaba morrendo logo no começo de sua carreira. Jack percebe que a cidade precisa de um defensor e meio a contragosto acaba se tornando o novo Starman. Durante todas as edições da série vemos Jack questionando seu papel, seu futuro, e sua relação com seus pais. Ele descobre o legado que seu pai criou, se relaciona com antigos personagens que adotaram o mesmo nome, Starman, no passado, acaba tendo um filho com sua principal inimiga e fazendo as pazes com seu pai. No final quando ele fica entre sua nova família e uma vida de aventuras ele não pensa duas vezes. Passa adiante o manto, define novos guardiões para sua cidade, e deixa essa carreira para trás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s