Lista do dia: 12 programas clássicos do SBT

12. Aqui Agora

O primeiro programa jornalístico policial da televisão brasileira. O programa passava nas tardes do SBT, com notícias bastante sensacionalístas e repórteres bastante caricatos. Foi o precursor de um formato que até hoje se encontra em algumas emissoras de TV. Quem não lembra de Gil Gomes falando com as mãos enquanto contava suas “reportagens” com voz em tom de mistério?

11. Show de Calouros

Um dos programas clássicos da emissora. Elke Maravilha, Pedro de Lara e Flor eram alguns dos célebres jurados que julgavam os artistas amadores no palco. O lararará da “abertura” é uma daquelas melodias que quem ouviu alguma vez na sua vida dificilmente vai esquecer. Infelizmente. Pedro de Lara surta no vídeo abaixo, chocado com as danças dos calouros.

10. Portas da Esperança

Um programa social do SBT. Os telespectadores enviavam cartas pedindo realizações de sonhos, poderia ser uma geladeira nova, um videogame, conhecer o Agnaldo Timóteo ou uma máquina de fazer fraldas. Acho que foi o único programa na minha vida em que eu vi uma máquina de fazer fraldas.

09. Xaveco / Quer namorar comigo?

Além dos programas sociais, uma das preocupações do SBT eram os programas de relacionamento. O “Quer namorar comigo”, depois renomeado de “Xaveco” era um deles. Pasmem, eu conheci alguém que foi o principal desse programa, o cara que ia lá, fazia as perguntas que iam aos poucos desclassificando as candidatas. No final ficavam um punhado de finalistas. A idéia era quem tinha o melhor “xaveco” ganhava dos concorrentes e o casal se conhecia apenas no fim do programa. Altamente cult, em vista que não encontrei nenhum vídeo deste no Youtube.

08. Show do Milhão

O “who wants to be a millionaire” brasileiro. Foi um grande sucesso de audiência quando foi lançado. Algo que sempre me intrigou no SBT é por que os prêmios são sempre em barras de ouro? Será que os salários dos funcionários do SBT também são pagos em barras de ouro? Será que alguém sai por aí perguntando “oi, você troca 100 reais em barra de ouro por duas de cinquenta”? Olhe o vídeo abaixo com uma participante hilária que “pede ao universo”…

07. Fantasia

Um programa de jogos via telefone, Fantasia ganhou uma grande audiência logo que estreiou. As assistentes de palco cantavam sucessos da música brasileira muitas vezes fora do tom, mas mostravam que precisavam de aulas de português quando faziam divisão de sílabas ao dizerem seus nomes “Mi-chele, Jú-ssara”. O programa começou a decair quando passou a ser apresentado por Carla Perez aos sábados. Mas rendeu o cult abaixo “I de iscola, E de esqueiro”.

06. Disney Club

Em parceria com a Disney, o SBT criou um programa infantil num formato diferente para a época dominada por apresentadoras e programas de palco. Com um programa apresentado por crianças que fingiam estar hackeando o sinal da televisão, e os desenhos de Walt Disney, Disney Club caiu no gosto do público infantil. Os “companheiros” do Comitê Revolucionário Ultra-Jovem (Cruj) ficaram na memória de quem era criança ou pré-adolescente na época.

05. Em nome do amor

Outro programa cujo foco era relacionamentos, Em nome do amor, comandado por Silvio Santos era um programa domenical onde seis participantes (em torno de três homens e três mulheres) formavam casais, conversavam dançavam na frente das câmeras e no final decidiam se iriam começar um relacionamento ou manter apenas a amizade. O uso de binóculos para enxergar as participantes femininas do outro lado do palco, a pergunta fatídica no final “é namoro ou amizade?”, e toda temática do programa fizeram dele um clássico.

04. Programa Livre

Apresentado por Serginho Groisman, com foco nos adolescentes, o Programa Livre era um formato interessante, a platéia fazia perguntas (“Fala garoto”) para celebridades do momento. Depois que  o apresentador se desligou da emissora outros apresentadores tentaram manter o programa sem muito sucesso.

03. Passa ou repassa

Uma gincana entre escolas que ficou anos no ar. Apresentado originalmente por Gugu Liberato, depois Angélica e Celso Portioli, suas provas “Torta na cara” e de gincana caíram no gosto do público juvenil. Outros programas tentaram copiar o formato, mas nenhum teve tanto sucesso.

02. Topa tudo por dinheiro

Aviõezinhos de notas de dinheiro, quadros como xampú de ovo, prêmio ou água e pegadinhas. Um clássico dos domingos, Silvio Santos está utilizando alguns dos seus quadros no seu atual programa domenical, mas o formato antigo, o cenário trash, e as caravanas de carapicuíba deixam saudade. O “banho” do Silvio abaixo virou um vídeo de sucesso na internet.

01. Viva a noite

Uma guerra dos sexos entre celebridades, enquanto moças dançavam em taças, bandas populares da época como Dominó, Polegar, Locomia faziam playback no palco, Gugu coordenava provas como “Pictionary”, estourar balões no colo e no peito dos participantes,  aos gritos de “É as mulheres oba!” na platéia. Um clássico. Tentaram ressucitar o programa recentemente, mas o formato envelheceu mal, e não conquistou uma grande audiência. E no meio de tudo ainda colocavam a dança da Galinha Azul (q?).

Cruj cruj cruj, tchau.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s