Lista do dia: 12 músicas sobre Domingo.

Domingo é um dia ambíguo. Ainda que seja alegre por não termos trabalho e pelas horas gratificantes de descanso, a segunda feira fica cada vez mais próxima ao longo do dia, e a tristeza do final do fim de semana chega no ápice quando a noite cai e vemos a hora de ir dormir e colocar o despertador desesperador pro dia seguinte.

Fiquei surpreso com a quantidade de músicas sobre domingo que existem por aí enquanto pesquisava para esta lista. Imaginava que a grande maioria fosse ser como o “faz de conta que ainda é cedo” de cortar os pulsos cantada por Gal Costa e Tim Maia em “um dia de domingo”, mas achei músicas muito agradáveis, irreverentes ou mesmo relevantes para desviar sua atenção da segunda feira iminente:

12. Domingo na Praia – Velhas Virgens

Nada melhor do que o humor das letras do Velhas Virgens para espantar o tédio de Domingo. Duvido que ao ouvir o refrão “duro é quando a água gelada bate no saco” seu domingo será monótono como todos.

11. Sunday Morning – The Bolshoi

Para um domingo com climaretrô nada melhor que essa música clássica do The Bolshoi. Se você achar muito deprimente pode ao menos rir dos mullets e das caras e bocas do vocalista cantando sentado num sofá vermelho no meio do vídeo clipe.

10. Sunday Bloody Sunday – U2

Continuando com músicas “clássicas” de domingo, está Sunday Bloody Sunday do U2. A música é relacionada ao Domingo Sangrento da Irlanda, mas toda vez que ouço só consigo pensar em “Bloody Sunday”. Bloody acabou virando um advérbio de intensidade e de desatisfação ou surpresa dependendo do caso na Inglaterra, Bloody Hell sendo o uso mais comum. Bloody Sunday seria algo como “Domingo de M*rda” aos meus ouvidos…

09. Sunday Morning Call – Oasis

A segunda música com Sunday Morning no título, cantada por Noel Gallagher, uma baladinha bem dor de cotovelo (especialmente na versão acústica), mas adorável. Perfeita pra ouvir embaixo das cobertas naquele domingo com a chuva caindo na janela…

08. On a Sunday – Jimmy Eat World

Uma música boa para aqueles Domingos à tarde no carro voltando pra casa, deixando um fim de semana fantástico pra trás, mas com o pôr do sol compondo o cenário domenical e fechando o fim de semana de forma quase perfeita.

07. Sunday Morning – Margot Guryan

Se você tem um gosto mais apurado de música, e prefere ter jazz e folk como trilha sonora do seu Domingão do que escutar as bandas de axé, funk, pagode ou qualquer outro estilo popular nos programas domenicais e tocando na casa do seu vizinho, Margot Guryan pode ser a saída para o seu domingo.

06. Sunday Morning – No Doubt

Continuando com a enxurrada de músicas com “Sunday Morning” no título, mas quebrando um pouco a monotonia e colocando um pouco de Ska misturado com Pop, Rock e outros estilos, a música do No Doubt pode ser uma boa trilha sonora pra quem quer fugir da sonolência e construir um domingo agitado.

05. The Velvet Underground – Sunday Morning

Para os pseudo-intelectuais, alternativos e retrôs, nada melhor do que Velvet Underground como trilha sonora de um domingo qualquer ponderando a filosofia por trás da junção da letra com a melodia e todo o caráter filosófico por trás de um domingo. Obviamente eu dormiria se ouvisse a explicação de tal pessoa.

04. Sunday – Sonic Youth

Tirando um pouco as “Mornings” dos títulos da música e voltando à músicas mais agitadas para seu domingão, o Sonic Youth pode ser a solução. O clipe abaixo feito por um fã da banda usando vídeos de explosões do filme Zabriskie Point ajuda na composição.

03. Domingo – Titãs

Melhor do que esquecer de tudo que faz do Domingo um dia tão ruim, porque não lembrar exatamente de tudo isso numa música dos Titãs? Não sabe o que fazer? Sai por aí sem ter aonde ir? Celebre os defeitos do Domingo sorrindo, com essa música dos Titãs.

02. Sunday Morning – Maroon Five

Apesar de eu não achar o Maroon Five tudo o que dizem por aí, confesso que Sunday Morning é uma música excelente pra um domingo qualquer. O videoclipe no Karaokê com as pessoas cantando junto no final contribuiu bastante pro meu apreço pela música. “Come and rest your bones with me” escutando Sunday Morning este domingo.

1. Gloomy Sunday – Artie Shaw com vocais de Pauline Byrne

Se tudo não funcionou para espantar pelo menos parcialmente o clima de domingo do dia, o jeito é escutar Gloomy Sunday do compositor Artie Shaw, e levar o seu domingo da melhor forma possível…

Bônus:

Para aqueles que gostam do clima “vou cortar meus pulsos”, Um dia de Domingo – Gal Costa e Tim Maia:

Zabriskie PointZa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s