Lista do dia: 8 clássicos seriados infanto-juvenis brasileiros.

8. Castelo Rá Tim Bum

Seriado da TV Cultura dos anos 90, o Castelo tinha um formato bastante original, histórias diferentes, mas sempre com elementos educativos comuns. Nino o menino feiticeiro e seus amigos viviam pequenas aventuras enquanto descobriam mais sobre o mundo ao seu redor.

7. Caça Talentos

Nos anos 90 a Angélica migrou de emissoras mais de uma vez. Primeiro da extinta Rede Manchete para o SBT, depois para a Rede Globo. Além de um programa de auditório nos moldes dos programas infantis da época, ela ganhou um seriado no estilo de A Feiticeira, Jeanie é um Gênio, e Sabrina a feiticeira adolescente. Caça Talentos contava a história da Fada Bela, uma humana criada por fadas que voltava à terra depois de anos. Com efeitos especiais macarrônicos aliados à um humor pastelão acabou virando um sucesso com as crianças da época.

6. Um Menino muito Maluquinho

Uma das idéias mais brilhantes que eu vi ultimamente na TV brasileira. Uma adaptação do livro de Ziraldo para a telinha, a série foi muito bem construída com três “versões” do menino maluquinho narrando em idades diferentes e intercalando histórias com temáticas similares. O que me deixa triste ao ver o seriado é o fato de que eu me identifico mais com o menino maluquinho adulto e os pais dele do que com as crianças. Também, ver Maria Mariana interpretando mãe do maluquinho, ao invés do papel de “filha”, é mais um sinal da minha velhice.

5. Rá-tim-bum

Senta que lá vem a história… O programa precursor do Castelo Rá-Tim-Bum, uma miríade de esquetes educativas entre uma história principal diferente. Os personagens caricatos e esquetes bem boladas ficaram na memória de quem cresceu nos anos 80 e 90. Marcelo Tas como professor Tibúrcio, o Garoto Bom-Bril como Máscara, Iara Jamra com sua voz estridente como Nina, entre tantos outros personagens… Quando for pai, vou preferir mil vezes que meus filhos vejam os porquinhos do “experimente a refrescante sensação de bem estar, tome um banhinho já” do que o mala do Barney ou Backyardigans.

4. Armação Ilimitada

O melhor seriado da época, ainda vejo Kadu Moliterno como Juba, André de Biase como Lula, Andréa Beltrão como Zelda e Jonas Torres como Bacana toda a vez que os encontro na TV. As aventuras vividas pelos protagonistas, o triângulo amoroso, os esportes radicais, e o cenário carioca se mesclavam para formar esse clássico.

3. Mundo da Lua

Um dos meus sonhos quando criança era ter o gravador do Lucas Silva e Silva, e poder usar a imaginação necessária para tornar todas aquelas peripércias realidade. Mundo da Lua tinha um elenco fantástico, Antônio Fagundes (que dizem por aí foi quase pai de uma blogueira famosa) e Gianfrancesco Guarnieri, faziam o pai e o avô do Lucas no seriado, as histórias fantásticas do menino com imaginação fértil eram minhas preferidas da época, e com certeza fazem parte da minha história.

2. Confissões de Adolescente

Um pouco acima eu dizia me sentir velho vendo a Maria Mariana interpretar a mãe do Menino Maluquinho. Tudo porque eu via ela todas as tardes como Diana durante o começo da minha adolescência. Talvez o Barrados no Baile brasileiro (e até melhor que), sem tanto chororô e com uma pitada de humor, Confissões de Adolescente de livro virou peça e de peça virou o seriado adolescente de maior sucesso na época, com direito à serem convidados para fazer uma temporada na França. Ver a Debora Secco antes da fama subir à cabeça é bem interessante também.

1. Sítio do Pica-pau Amarelo

Confesso que pensei em colocar o Sítio numa posição bem mais abaixo. Mas, apesar de não ser o meu seriado favorito, devo admitir que tem mais méritos do que qualquer outro para estar na primeira posição. A adaptação de Monteiro Lobato para a TV foi um dos primeiros seriados infantis tupiniquins, fazendo sucesso instantâneamente e ficando décadas no ar, ganhando versões mais novas. O sítio encantou crianças de várias gerações, e apresentou o universo de Emília, Narizinho e Pedrinho à muita gente. Um clássico literário transformado numa obra prima da TV brasileira.

Deixe um comentário

