Graffiti Reverso – Socialmente Correto

Quem pensa que grafiteiros apenas prejudicam as fachadas com sua arte está enganado. Uma nova onda vem surgindo no mundo dos “graffiteiros”, o Graffiti Reverso (Reverse Graffiti). Ao invés de usarem tintas para criarem suas obras de arte, os artistas se expressam usando produtos de limpeza em áreas poluídas da cidade. E os resultados ficam fantásticos, além de mostrarem para o público os efeitos que da poluição e a falta de limpeza das grandes cidades.

Este blog possui uma lista de trabalhos interessantes de Graffiti Reverso. Desde vidros de carros empoeirados que viram telas nas mãos dos artistas até túneis sujos pelas emissões dos escapamentos dos automóveis. Um dos trabalhos mais interessantes é do arista paulistano Alexandre Orion e seu trabalho Ossário realizado em Julho de 2006 no túnel Max Feffer em São Paulo. O artista desenhou uma série de Caveiras em cima das paredes poluídas do túnel, simplesmente limpando a grossa camada de poluição presente no local. O trabalho foi documentado em vídeo que está disponível no Youtube. O interessante é que o artista foi abordado algumas vezes pela polícia, e a ação acabou tendo repercussão no governo do Estado, como pode ser visto no final do filme.

Uma excelente forma de arte e crítica à poluição. Espero que o Graffiti  Reverso se torne mais popular e quem sabe não abra os olhos da sociedade e das autoridades sobre este grande problema que apenas cresce diariamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s