Lista do dia: Marcas que viraram sinônimos de Produtos

Não é difícil encontrar por aí milhares de pessoas pedindo para comprar determinados produtos usando a marca como referência. Mas, em alguns casos o produto passou a ser denominado pela marca de referência ao invés do nome do produto, o que é o sonho de qualquer empresa, porque é o caso extremo da sua marca ficar vinculada ao produto na cabeça do consumidor. E não é difícil pensar em uma lista de produtos do dia-a-dia cujas marcas se tornaram mais populares que a denominação do produto em si. Você provavelmente usa, ou já viu alguém usando, alguma dessas marcas ao invés do nome produto em si:

– Caneta Bic / Esferográfica;

– Yakult / Leite Fermentado;

– Bom Bril / Palha de Aço;

– Liquid Paper / Corretivo;

– Modess / Absorvente;

– Xerox / Fotocópias;

– Leite Moça / Leite Condensado;

– Maizena / Amido de Milho;

– Gillette / Aparelho de barbear;

– Miojo / Macarrão Instantâneo;

– Band-Aid / Curativos;

– Sucrilhos / Cereal;

– Cotonete / hastes flexíveis com ponta de algodão;

– Durex / fita adesiva;

– Nutry / barrinha de cereal;

– Aspirina / analgésico;

– Tylenol / paracetamol;

– Chiclete / Goma de Mascar;

– Sundown / Protetor Solar;

– Ipod / Aparelho de MP3, Discman e Walkman / Toca-Cds portátil e Toca-Fitas;

– Sedex / Envios de courier.

Apesar de ser um desejo de praticamente toda empresa conseguir que sua marca alcance esse patamar de reconhecimento, é cada vez mais difícil que isso ocorra. Normalmente novos produtos tendem a ser mais fáceis de serem reconhecidos pela marca, mas quando um produto (ou sua categoria) já está vinculado a uma marca mesmo se o fabricante sair do mercado a marca ainda permanece na cabeça do consumidor (como o caso do Modess).

Para nós, consumidores, é importante perceber a importância que as marcas ganharam, e os motivos que fizeram essa fixação. Se a qualidade dos produtos for condizente com a popularidade da marca e o custo, excelente, mas caso contrário, é melhor apagar a marca da sua mente e começar a pesquisar os concorrentes.

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