Lista do dia: 8 núcleos menos conhecidos do Universo de Maurício de Souza

Maurício de Souza é um gênio. Durante décadas crianças cresceram lendo as histórias dos personagens criados por ele. Mas enquanto a turma da Mônica e do Chico Bento eram os protagonistas de tantas aventuras, existiam outros núcleos de personagens fascinantes dentro daqueles almanaques, gibis e histórias. E o objetivo dessa lista é analisar e relembrar esses grupos de personagens tão únicos e especiais:

jotalhao8. A turma da Mata.

Uma série de animais vivendo numa floresta, desde coelhos, tanajuras, tartarugas, um rei Leão e o personagem mais famoso do grupo, o elefante verde Jotalhão (que ficou famoso depois de servir de garoto-propaganda de uma marca de extrato de tomate). Muitas vezes a sociedade da floresta era elemento principal das histórias, principalmente quando focadas no papel do rei e sua relação com os súditos.

7. A turma do Horácio.horacio

Um dos personagens mais profundos da Turma da Mônica. Horácio é um dinossauro (acredito eu que seja um Tiranossauro Rex), que sempre se encontra em tirinhas filosóficas e pensativas. Analisando seu relacionamento com seus amigos, sua namorada e o mundo ao seu redor.

papacapim6. A turma do Papa-Capim.

Papa-Capim é o representante indígena do universo de Maurício de Souza, suas aventuras na floresta muitas vezes tinham ecologia e preservação ambiental como tema.

5. A turma do Piteco.piteco

Histórias de humor focadas nas aventuras de Piteco, um homem das cavernas e seus amigos. Quem não se lembra das tentativas da Thuga de se casar com o Piteco?

bidu4. A turma do Bidu.

Bidu, o cachorro do franjinha também embarcava em aventuras sozinho, ou com os cachorros da vizinhança. Bugu, um personagem amarelo que tentava roubar os holofotes da história era uma presença frequente, assim como Manfredo, que tomava papéis profissionais na “produção” das tirinhas.

3. A turma do Penadinho.penadinho

As histórias do penadinho sempre me causaram curiosidade quando criança. Eu sempre me perguntava como o Penadinho (um menino fantasma) e alminha (uma bebê fantasma) tinham morrido. Outros personagens como cranícola, Dona Morte, Zé Vampyr complementavam o grupo. Apesar dos personagens sombrios, as histórias eram leves e as personalidades alegres e positivas.

2. A turma do Astronauta.astronauta

O Astronauta é talvez o meu personagem favorito do Maurício de Souza. Me lembro quando criança de ler a história em que ele retorna à terra e encontra sua namorada Ritinha casada com outro. Dor-de-cotovelo total, mas importante para as crianças entenderem que existem separações no mundo.  O relacionamento do Astronauta com o mundo também é uma discussão filosófica interessante, um paralelismo de sair de casa, viver suas aventuras, mas ao mesmo tempo lidar com a saudade.

1. A turma da Tina.tina

A turma da Tina era a versão jovem da turma da Mônica quando eu estava crescendo. Quando a Turma da Mônica jovem apareceu, eu me perguntei “O que acontecerá com Tina, Rolo, Pipa e Zecão? Mostrarão histórias deles adultos? Criando filhos? Ou quarentões lidando com crises de meia idade?” As histórias do grupo também eram mais adultas e realísticas, mas mantinham o tom leve e o humor de todos os outros títulos.

Confesso que depois de escrever essa lista bateu uma saudade gigante dos gibis e almanacões de férias.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s