Lista do Dia: 7 marcas de chocolates descontinuadas

noblesse7. Nestlé Noblesse

Um dos bombons da “caixa azul” (Especialidades) da Nestlé, o Noblesse era um “tubinho” de chocolate em forma de tronco (exatamente igual ao formato antigo do diplomata) que tinha um recheio branco cremoso. Não era um grande sucesso da empresa, mas chegou a ter outras versões de produtos, como Ovo de Páscoa e torta gelada. Estranhamente a embalagem do ovo de Páscoa era vermelha, enquanto a do chocolate era prateada, talvez para enfatizar mais a marca Nestlé do que a marca Noblesse, pouco conhecida.

kri6. Kri

Apesar da marca Kri não ser mais encontrada nas prateleiras dos supermercados, o chocolate ainda pode ser encontrado à venda com facilidade com um novo nome e uma nova embalagem; Crunch. Apesar da grande mudança, particularmente acho a marca Crunch mais atualizada tanto no nome quanto na estética, mas muita gente sente saudade das listras azuis e vermelhas do Kri.

turma da monica5. Chocolates Turma da Mônica Nestlé

Uma excelente jogada estratégica da Nestlé. Na década de 90 ela não tinha liderança no segmento de chocolates, Garoto e Lacta eram marcas bem posicionadas no mercado, especialmente no segmento infantil. A entrada de outras empresas no mercado (como a argentina Arcor com a Tortuguita,  e o Kinder Ovo da italiana Ferrero) aumentava a competição, e mostrava que a demanda do mercado infantil por novos produtos era grande. Usar a marca Turma da Mônica e propagandas nas revistas em quadrinhos de Maurício de Souza foi uma grande sacada para conseguir uma fatia de mercado. E até hoje é lembrado por kidults saudosistas.

personalidades garoto4. Personalidades Garoto

Adotando a mesma estratégia da Nestlé, a Garoto criou uma caixa especial de bombons simples de chocolate ao leite e chocolate branco (bem parecidos no formato com Nougat e Opereta da “caixa amarela”), utilizando as imagens dos personagens da Warner (Pernalonga, Marvin, etc…). O foco também era o mercado infantil, e aproveitar o sucesso destes personagens em meados da década (revitalizados com o filme Space Jam, e outras produções).

chocolate surpresa3. Surpresa

Surpresa era uma barra de chocolate da Nestlé também voltada ao público infantil, que vinha com figurinhas de papelão colecionáveis. Os temas eram sempre educativos, informações sobre animais e dinossauros (aproveitando a febre do lançamento do filme Jurassic Park, o parque dos dinossauros). Foi extinta mais ou menos quando o chocolate da Turma da Mônica foi criado.

lollo2. Lollo

Quem nasceu antes da década de 90 se lembra que o Milkybar da nestlé tinha outro nome, e uma vaquinha como “garota propaganda”. O Lollo é um marco na infância de muitos marmanjos e jovens senhoras por aí, e até hoje eu ainda tenho sérias dúvidas se a mudança para Milkybar foi tão benéfica assim ao produto. O posicionamento do Lollo era tão sólido na mente do público-alvo (crianças), que até hoje é lembrado e até mesmo chamado de Lollo por muitos destes. Pode ser apenas saudosismo, mas ainda acredito que a força da vaquinha como símbolo da marca é muito maior que a do Milkybar.

cigarrinhos de chocolate pan1. Cigarrinhos de Chocolate Pan

Politicamente incorretos, mas um clássico. Os Cigarrinhos de Chocolate da Pan viraram um símbolo da década de 80 exatamente por toda a polêmica envolvida de apologia ao fumo. A embalagem clássica também acabou se tornando um ícone e é lembrada por muitos adultos dessa geração. Definitivamente entrou para a história como um produto com um conceito inimaginável nos dias de hoje, mas lembrado com nostalgia por toda uma geração.

Bônus: Bombom Ameixa da Garoto

Era o bombom odiado pela maioria dos consumidores da “caixa amarela”. Mas era um dos meus favoritos. Acreditava que eu fosse o único a gostar desse sabor exótico, mas recentemente descobri que existem outros fãs dos bombons por aí, até mesmo na blogosfera. Toda vez que eu abro a caixa amarela eu sinto saudades. E fico impressionado de como o bombom que sempre sobrava na caixa aqui de casa (crocante), sobreviveu até os dias de hoje.

18 comentários

  1. adoraaaava o bombom de ameixa da garoto. aliás era meu favorito!
    eu me lembro do chocolate da monica, o do personagens (uma vez ganhei o do looney tunes) e o surpresa (acho que acabou mais tarde do que o da monica)

  2. Estou grávida de 7 meses e desde os dois só penso no bombom de ameixa da garoto e estou cada vez mais desesperada. Já tentei encontrar qualquer bombom de ameixa, mas não acho em lugar nenhum. Eu achava que essas coisas eram frescura, mas agora…

  3. mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo bbbbbbbbbbbbbbbbbbbboooooooooooooooooooooooo

  4. Eu tambéma adorava o chocolate de ameixa. Também é surpresa para mim existir até hoje o crocante. Lá em casa chegava ao cumulo de fazer quase que uma caixa do deste com que sobrava.

  5. Eu adorava o chocolate da turma da Mônica da Nestlé, e sim, eu comia a parte de chocolate ao leite para depois comer a parte branca 😀
    AH como eu era feliz.. Enquanto eu cresci nem percebi que o chocolate parou de ser vendido 😦

Deixe um comentário

