Lista do dia: As 12 bruxas heroínas mais interessantes dos quadrinhos

Agatha Harkness12. Agatha Harkness, Vingadores, Quarteto Fantástico (Avengers, Fantastic Four)

A idosa feiticeira foi personagem coadjuvante de Vingadores e Quarteto Fantástico. Seu papel de mentora da Feiticeira Escarlate e de babá de Franklin Richards criava conexões da personagem com dois dos mais poderosos mutantes da terra 616. Seu filho, Nicholas Scratch é um dos vilões do quarteto. O mistério envolvendo o passado da personagem, se ela está viva ou é apenas um espírito guia aumentou recentemente, com a descoberta de que a feiticeira escarlate estava manipulando a realidade para acreditarem que Agatha estava viva.

jennifer-kale11. Jennifer Kale

Uma das personagens C,  que habita os títulos que se passam nas partes mais obscuras do universo Marvel, Jennifer é uma das feiticeiras mais importantes da editora, embora pouco conhecida. Ela apareceu em diversos títulos, desde Hulk até a X-Force original. Recentemente ganhou uma minissérie (Witches) na qual ao lado de Satanna e Topázio buscavam um livro de feitiços para o Doutor Estranho. No final da mini ela decide que o livro é poderoso demais para as mãos do Dr. Estranho e acaba tomando o artefato para si. Infelizmente ela não teve nenhuma aparição relevante até então.

Arcanna Jones10. Arcanna Jones, Esquadrão Supremo (Squadron Supreme)

Arcanna é uma paródia da feiticeira Zatanna da Liga da Justiça e nas histórias clássicas do Esquadrão Supremo era retratada dessa forma. Recentemente a Marvel revitalizou o universo do Esquadrão Supremo e Arcanna se tornou uma das personagens-chave do título. Seus poderes de alterar a realidade a tornavam um dos membros mais poderosos da equipe, e sua inteligência e capacidade estratégica a tornavam ainda mais letal. Infelizmente recentemente a editora anunciou a descontinuação da série. Uma pena, já que existia um grande potencial para os personagens.

amanda sefton09. Amanda Sefton, X-Men, Excalibur (Daytripper, Magia, Jimaine Szardos)

A eterna namorada do Noturno dos X-Men, Amanda auxiliou os mutantes inúmeras vezes, seja contra a mãe dela, ou outros vilões importantes. Sua ascenção como monarca da dimensão conhecida como Limbo recentemente a tornou poderosa, mas ela desapareceu completamente dos títulos sem deixar paradeiro nas histórias recentes. Daytripper é um dos meus codinomes favoritos, além de ser uma referência à música dos Beatles, é também um oposto de Nightcrawler (o nome inglês do Noturno).

Black Alice08. Alice Negra, Aves de Rapina (Black Alice, Birds of Prey)

Alice Negra é uma jovem feiticeira gótica e problemática que apareceu primeiramente em Aves de Rapina, mas logo em seguida se tornou uma das personagens mais importantes do universo da DC durante o crossover Crise Infinita. Alice tem o poder de “roubar” os poderes de qualquer criatura mágica da DC durante um curto período de tempo, ela já conseguiu roubar os poderes de criaturas quase onipotentes, como o Espectro durante a crise. Isso faz dela uma das personagens mais poderosas dos quadrinhos, e uma “carta na manga”, mas a personalidade dela pode fazer com que a jovem heroína possa vir a se tornar uma vilã.

Charity07. Charity, Starman

Charity é uma das coadjuvantes da fantástica série Starman. Capaz de prever o futuro, ela é uma das aliadas mais misteriosas de Jack Knight, o herói de Opal City. O papel dela é alertar o herói para possíveis ameaças, mas seus conselhos e previsões quase nunca são expressados de forma direta. Ao longo da série ela se apaixona pelo irmão mais novo da família O’Dare, uma  família de policiais aliados ao herói. Um dos irmãos morre para assegurar um futuro feliz ao casal.

thessaly06. Thessaly (Larissa) , Sandman

Criada por Neil Gaiman, Thessaly é uma personagem coadjuvante de Sandman, a série mais aclamada dos quadrinhos. Como todos os personagens de Gaiman, ela tem uma personalidade bem construída, apesar de não ser exatamente má, ela é completamente amoral, orgulhosa e prepotente. Sua participação aumenta na série, e ela tem até um romance com o protagonista que acontece entre as edições, mas é deixado claramente explícito durante o funeral que acontece nos últimos arcos.

nico minoru05. Nico Minoru, Fugitivos (Runaways)

Uma personagem recente no universo Marvel, mas que já se tornou bastante popular (assim como seus colegas de série), Nico era uma adolescente normal, passando por uma fase gótica quando descobre que seus pais fazem parte de uma gangue de super vilões megalomaniacos que sacrificam uma jovem por ano, em busca da imortalidade. Nico se rebela com seus amigos e eles passam a fugir. Num dos embates com seus pais, ela ganha um cajado mágico que aciona um feitiço através de palavras. Este cajado no entanto só aparece quando o sangue da personagem é derramado. Normalmente ela faz pequenos cortes em sua pele para obter esse resultado. Aparentemente o cajado é uma das armas mais poderosas do universo em questão, e isso faz de Nico uma das personagens mais perigosas dos Fugitivos.

illyana rasputin04. Magia, Novos Mutantes, X-Men (Magik, New Mutants)

Illyana Rasputina é uma das mutantes com história mais complexa. Quando tinha 6 anos ela caiu num buraco dimensional enquanto participava de uma aventura com seu irmão Colossus e os X-Men. Quando ele tentam resgatá-la, ela aparece com 14 anos, tendo passado todo esse tempo numa dimensão demoníaca denominada Limbo. Illyana foi torturada e serviu de aprendiz para Belasco, o líder dessa dimensão, ela o derrota e ganha a liderança do Limbo. Quando volta ao mundo real, ingressa para os novos mutantes, mas a cada vez que ela usa seus poderes ela se torna cada mais e mais demoníaca. Sua história culmina numa das melhores sagas dos X-Men, inferno, onde ela sacrifica seu lado negro e retorna à infância. Anos depois a versão infantil de Illyana morre vítima de um vírus que assola mutantes, mas recentente uma versão da personagem reapareceu nos títulos mutantes.

Feiticeira Escarlate03. Feiticeira Escarlate, Vingadores, X-Men (Scarlet Witch, Avengers)

Wanda Maximoff começou sua “carreira” nos quadrinhos como uma vilã dos X-Men que manipulava probabilidades. Pouco tempo depois ingressou na equipe dos Vingadores para se redimir de seus crimes e descobriu que seus poderes estão ligados à magia do Caos. Nesse meio termo ela descobre sua verdadeira origem, casa com um andróide, tem filhos fictícios e finalmente enlouquece (mais de uma vez por sinal). Sua loucura faz com que ela altere a realidade duas vezes (na primeira ela cria uma realidade infestada de mutantes, na segunda ela cria uma realidade com apenas duas centenas de mutantes). Depois disso ela aparece poucas vezes, como uma humana vivendo na europa de leste, sem lembranças do seu passado glorioso como Vingadora, ou como uma das vilãs mais poderosas da Marvel.

zatanna02. Zatanna

Zatanna Zatara é a feiticeira mais importante do universo da DC. Ela foi membro da Liga de Justiça, onde tomou decisões politicamente incorretas, como apagar a memória de vilões e alterar a personalidade psicopata de alguns destes. Esse erro custa caro, Zatanna que era vista como uma aliada passa a ser temida por seus colegas, principalmente pelo Batman, com quem já teve um relacionamento. Recentemente participou da minissérie de Grant Morrison, Seven Soldiers e atualmente integra a versão atual americana da Liga de Justiça. É importante notar, que diferente da Feiticeira Escarlate, que se escondeu do mundo numa forma humana, Zatanna enfrenta seus abusos de poder e tenta usá-los de uma forma mais correta, ao mesmo tempo enfrentando vítimas desses abusos de seu passado,  como a Mulher Gato, e lamentando suas escolhas.

Madame_Xanadu01. Madame Xanadu

Posso me arrepender de escolher uma número 1 tão temporal, mas no último ano Madame Xanadu me conquistou completamente em sua série da Vertigo. Até então a personagem ainda não havia sido completamente explorada e sua série faz exatamente isso, contando sua história desde os tempos arturianos, passando pela China Imperial, pela Paris de Maria Antonieta e pela Londres de Jack o Estripador. O crescimento da personagem é notável, suas emoções, sua raiva, sua relação com o Vingador Fantasma (Phantom Stranger) é muito bem explorada. A série me encantou, e por isso, ao meu ver, Madame Xanadu se tornou uma das personagens mais interessantes dos quadrinhos.

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s