Lista do dia: 10 filmes adolescentes clássicos da década de 80

10. A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink)

Molly Ringwald era uma das atrizes mais promissoras da década de 80 estrelando muitos dos filmes adolescentes da época. Em “A Garota de Rosa Shocking” ela é uma menina pobre que se apaixona por um dos caras ricos e populares do colégio, e ambos enfrentam preconceito de seus respectivos amigos. Como qualquer comédia romântica, o final é previsível, mas o filme retrata bem a época, em especial o movimento New Wave.

09. Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles)

Molly Ringwald também é a protagonista de Gatinhas e Gatões, novamente uma adolescente apaixonada pelo carinha popular, e tentando tirar um nerd mais novo do pé dela. Além disso, sua família se esquece completamente do aniversário de dezesseis anos dela, porque estão ocupados com os preparativos do casamento de sua irmã mais velha. Novamente um filme com final previsível e com elementos clássicos, um baile de formatura, um casamento e uma protagonista com problemas pessoais e uma paixão platônica.

08. Footloose

Baseado na história real da cidade americana Elmore City no estado de Oklahoma, onde até 1980 dançar era contra a lei, Footloose conta a história de um jovem da cidade grande que se muda para uma cidade do interior que proibiu dança e rock and roll. Junto com os alunos da escola local ele cria um plano para burlar a lei que culmina no baile de formatura da turma. O filme conta com atuações de Kevin Bacon e Sarah Jessica Parker no começo de suas carreiras e acabou virando um musical recentemente.

07. Os Garotos Perdidos (The Lost Boys)

Dois irmãos começam a se envolver com subversivos de uma pequena cidade americana, mal imaginam eles que a gangue é na verdade um grupo de vampiros que assola a cidade. Um dos irmãos acaba se tornando um vampiro durante a trama, mas mantém sua personalidade, os irmãos então se vêem obrigados a unir forças para lutar contra a gangue (liderada por Kiefer Sutherland, anos antes de encarnar Jack Bauer em 24 Horas). Os “defeitos especiais” da época acrescentam valor ao filme, além das atuações de dois dos atores mirins mais populares da época, Corey Haim e Corey Feldman.

06. O Clube dos Cinco (The Breakfast Club)

Um dos filmes mais clássicos de adolescentes de colégios americanos,  Clube dos Cinco contava com os esteriótipos adolescentes básicos de uma escola dos Estados Unidos: a menina mais popular do colégio, um nerd sem amigos, o atleta, o rebelde sem causa e a menina estranha. Ao longo de um sábado em detenção eles descobrem que tem mais em comum do que imaginam, enquanto se divertem pela escola. No final, não fica claro se ao voltarem para a escola na segunda feira eles manterão sua amizade, mas a música “Don’t you forget about me” do Simple Minds cai como uma luva. Um clássico.

05. Namorada de Aluguel (Can’t buy me love)

Muito antes de interpretar o Dr. McDreamy de Grey’s Anatomy, Patrick Dempsey já era o protagonista de comédias românticas. Em Namorada de Aluguel ele interpretava um nerd que pagava para uma das meninas mais populares do colégio fingir ser sua namorada. Obviamente os dois começam a se apaixonar no meio do caminho, e vocês já imaginam o final do filme. Imortalizado pela Sessão da Tarde, e com Beatles na trilha sonora, esse filme não poderia deixar de estar nesta lista.

04. Sem Licença para dirigir (License to Drive)

Um dos momentos mais esperados na adolescência é conquistar sua carteira de motorista. Enquanto no Brasil a idade mínima é dezoito anos, nos Estados Unidos aos dezesseis já se pode circular por trás de um volante. E este filme mostra a batalha de um adolescente para conquistar sua carteira, incluindo uma prova prática na qual não pode derramar uma gota do copo de café de um instrutor, e levar sua mãe em trabalho de parto para o hospital num carro detonado. Com Heather Graham e Corey Haim no elenco, o filme era um dos exibidos incessantemente nas tardes de verão.

03. Conta Comigo (Stand by me)

Outro filme clássico da década de 80, Conta Comigo conta a história de quatro pré-adolescentes no final da década de 50 que tentam desvendar um mistério, encontrar o corpo de um menino desaparecido. Durante a jornada, os meninos ficam amigos e descobrem que tem mais em comum do que imaginam. River Phoenix, o irmão de Joaquim Phoenix é um dos atores principais do filme, que morreu pouco tempo depois. O filme é narrado em terceira pessoa, o que dá um efeito especial para a história que por si só já é fascinante.

02. Os Goonies (The Goonies)

Ok, podem dizer que “Os Goonies” é um filme infanto-juvenil e de pré-adolescentes, mas apesar disso, é impossível criar uma lista de filmes de adolescentes da década de 80 sem pensar em Mikey, Bocão, Slott e seus amigos. Quando dois irmãos tentam lidar com uma possível mudança de cidade, eles e seus amigos embarcam numa aventura fantástica, envolvendo piratas e um tesouro escondido. Um marco da década de 80, os Goonies viraram referência em filmes infanto-juvenis e marcaram toda uma geração.

01. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s day off)

Um dos filmes mais famosos da década, Curtindo a vida adoidado é provavelmente um dos filmes mais apreciados por aqueles que cresceram nas décadas de 80 e 90. Matthew Broderick era Ferris Bueller, um adolescente no último ano da escola que decide matar aula com sua namorada e seu melhor amigo Cameron. Eles pegam emprestado a Ferrari do pai de Cameron que obviamente é destroçada no decorrer da história. Uma das cenas clássicas do filme é quando o protagonista canta Twist and Shout dos Beatles no meio de uma parada em Chicago. O sucesso do filme foi tremendo, uma série de TV foi criada baseada na trama (com Jennifer Aniston atuando como a irmã de Ferris), e as bandas americanas Roonie e Save Ferris tem seus nomes em homenagem ao filme.

Anúncios

2 comentários

  1. Essa sua lista de clássicos pra mim foi escolhida pelo seu gosto pessoal, pois na verdade estes filmes não são os mais clássicos dos anos 80. Não se esqueça que tivemos Superman: O Filme, Indiana Jones, De Volta para o Futuro, Duro de Matar, Highlander, Star Wars, Blade Runner, Rambo, Rocky e Tubarão. Esses sim estariam na minha lista dos filmes desta época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s