5 perguntas que você deve fazer antes de comprar algo

dog-705820_1280

Nem sempre pensamos antes de abrir a carteira e comprar alguma coisa. A maior parte de nós tem uma coleção de compras que fizemos no passado, mas que estão pegando poeira em casa, ou não foram tão bem aproveitadas. Para evitar gastar dinheiro com o que não é útil, e não vamos usar, é sempre bom fazer cinco perguntas a si mesmo antes de efetuar uma compra:

1. Preciso desse item?

Quando se quer economizar dinheiro, a necessidade tem que vir em primeiro lugar ao comprar alguma coisa. Se não for necessário, não vale a pena ser comprado. Obviamente o que é necessário varia de acordo com cada pessoa e o que queremos para as nossas vidas. Algumas pessoas valorizam determinados aspectos mais que outras, mas é sempre bom refletir se estamos comprando algo de que precisamos mesmo, ou se é algo que podemos deixar para depois.

2. Posso arcar com os custos dele?

Idealmente, pense se é possível comprar o item à vista. Se não for, em quantas vezes terei que parcelar, e quanto pagarei de juros? Quanto isso vai me tirar do orçamento mensal? Cabe no meu orçamento mensal essa compra? Hora de colocar a conta na ponta do lápis antes de se comprometer com alguma coisa que não se pode pagar.

3. Vou usar?

Pense em quantas vezes você vai usar o item que está comprando. Roupas de festa, itens específicos de cozinha, até mesmo casas de praia são compras que as pessoas fazem acreditando que vão utilizar com frequência, mas no dia a dia acabam em desuso, quantas vezes você vai usar aquilo na vida? Será que não fica mais barato alugar, pedir emprestado? Dá pra revender com facilidade?

4. Vale a pena?

O custo benefício é bom? O produto está caro? Vou me sentir melhor depois de ter adquirido, ou possivelmente vou me arrepender de ter gasto o dinheiro?

5. Posso encontrar mais barato em outro lugar?

Especialmente com a internet, é possível pesquisar preços em diversas lojas rapidamente. Especialmente para itens mais caros, vale a pena pesquisar os preços e se existe alguma época do ano em que as lojas entram em promoção. Fazendo esse levantamento é possível encontrar barganhas e economizar um bom dinheiro e aumentar a sua poupança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s